
Em 1949, o Fluminense Football Club ganhou esse prêmio (a Taça Olímpica) especial. O Flu é o único clube latino americano detentor desta taça, equivalente ao prêmio Nobel do esporte, instituído pelo Barão de Coubertin - criador dos Jogos Olímpicos.
A conquista veio em uma época onde o mundo vivia a Segunda Guerra Mundial. No Brasil a agitação era ainda maior, pois acontecia a deposição de Getúlio Vargas da presidência da república e o surgimento da Petrobras. No meio disso tudo, o Fluminense carregava para Laranjeiras esta taça, um dos seus maiores orgulhos e de orgulho para o país.
“A Taça Olímpica é a síntese do Fluminense, uma organização que é maior do que seu time de futebol. Instituída em 1906, pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Barão de Coubertin, esse Troféu é dado à entidade que mais tiver realizado em favor do olimpismo e do esporte. (...) O Fluminense é um dos raros clubes a ter recebido a Taça Olímpica e, até hoje, permanece como o único detentor brasileiro de tão prestígio galardão.”*
Hoje em dia a camisa do Fluminense leva do lado direito do peito um desenho da Taça Olímpica em comemoração aos 60 anos da conquista completados neste ano.





+-+C%C3%B3pia+-+C%C3%B3pia.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário